Em relação ao desenvolvimento intelectual , observa-se que a brincadeira posibilita à criança vivenciar novas experiências, estimulando, entre outras, habilidades como a capacidade de questionar e experimentar e o desenvolvimento da capacidade do pensamento. A brincadeira também oferece a oportunidade de resolver problemas, ajudando na elaboração e no desenvolvimento das estruturas mentais(memória, atençaõ etc.). Favorece, ainda a distinção entre fantasia e realidade e ajuda a melhorar a linguagem.
A brincadeira é um instrumento de socialização por excelência. Através da brincadeira, as crianças descobrem a vida social dos adultos e as regras que regem essas relações, identifican-se com a vida adulta.
A brincadeira favorece a superação do egocentrismo, pois fomenta a interação e a cooperação entre iguais. Através da brincadeira, as crianças educam o autodomínio, a vontade, as atitudes e os valores, já que possibilita a assimilação de regras de conduta e fomenta o desenvolvimento da consciência pessoal, o que facilita a convivência no grupo.
Ludicidade e Psicomotricidade (Ulbra2008)
OLÁ , ESTOU PASSANDO PARA AGRADECER A VISITINHA E TB FAZER PARTE DESSE SEU CANTINHO.
ResponderExcluirBJUS