segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mickey


Feliz Natal(net)


Leitão(net)


Ursinho Pooh(net)


Autoestima
A essência da autoestima da pessoa se forma até os 7 anos
O que os pais e professores podem fazer para ajudar as crianças a crescer emocioanlmente:
- Reserve tempo para conversar com as crianças de maneira saudável.Não critique, seja gentil e esteja aberto a compreender os medos e sentimentos delas.
- Deixe que participem das decisões familiares.Respeitar suas opiniões é importante.A criança adquire confiança a partir da afirmação de seus pontos de vista.
- Não menospreze as preocupações dos pequenos. O que parece simples para os adultos pode ser primordial para uma crinça.
- Cuidado para não depreciar. Comentários do tipo "você nunca faz as coisas certa!" podem fazer a criança se sentir incapaz. As críticas devem estar dirigidas a um comportamento impróprio , não à criança.
- Valorize as realizações infantis no cotidiano. O elogio aumenta a segurança e tem poder para mudar o comportamento. É um incentivo.
- Aos pais com mais de um filho, cuidado: as comparações entre os irmãos(ou entre os alunos) provocam competição e tristeza profunda. As crianças devem ser respeitadas em sua singularidade.
-Beijos, abraços e brincadeiras que envolvem toque também fazem a criança sentir-se amada pelo que ela é e pelo que é capaz de realizar.
- Quem leva criança a programas de adultos, como passar a noite num bar ou restaurante, e se mostra aborrecido quando os pequenos demonstram cansaço, passa a mensagem de que os filhos são um incômodo. E as crianças percebem isso.
Revista Isto É - Set/2009


                                   


                                 

Salada


Faltosas


Falando devagar


Interpretando


texto


domingo, 29 de novembro de 2009

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Descobrindo Palavras


Sete Erros


Caça Plural



O desenvolvimento mental do ser humano

Piaget foi o biólogo que mais estudou o desenvolvimento mental da criança.Segundo ele, o desenvolvimento começa quando nascemos e termina na idade adulta.Todo esse processo passa por quatro estágios.São eles:


-  Estágio-motor (de 0 a 2 anos) - O conhecimento é adquirido de forma empírica, não verbal, uma vez que a criança vai apreendendo os objetos à sua volta, experimentando-os de variadas formas para somar o conhecimento.


- Estágio pré-operacional (dos 2 aos 7 anos) - A criança aprende o signo linguístico, ou seja, nomeia os objetos dos mundo, associa um conceito a uma imagem. No entanto, ainda tem um conhecimento experimental.


- Estágio operacional-concreto (dos 7 aos 12 anos) - A criança agora já é capaz de pensar de forma lógica, agrupando os objetos do mundo por semelhança e diferenças.


- Estágio operacional-formal (dos 12 até a idade adulta) - O falante já tem todas as capacidades para desenvolver e pensar de forma empírica.

Desenvolvimento da Linguagem Humana(Ulbra 2008)

Pensando


Quebra cuca


A letra Z


Cruzadinha


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Enigma


terça-feira, 17 de novembro de 2009

Contribuição da atividade lúdica(brincadeira e jogos) para o desenvolvimento
É Através da brincadeira que a criança amadurece o sistema nervoso, educa os sentidos,desenvolve as habilidades motoras (controle e consciência corporal, locomoção, manipulação, habilidades básicas, genéticas etc.)as capacidades físicas básicas (força, resistência, velocidade e amplitude de movimento) e ainda possibilita à criança coordenar o corpo, permitindo um melhor desenvolvimento no meio.
Em relação ao desenvolvimento intelectual , observa-se que a brincadeira posibilita à criança vivenciar novas experiências, estimulando, entre outras, habilidades como a capacidade de questionar e experimentar e o desenvolvimento da capacidade do pensamento. A brincadeira também oferece a oportunidade de resolver problemas, ajudando na elaboração e no desenvolvimento das estruturas mentais(memória, atençaõ etc.). Favorece, ainda a distinção entre fantasia e realidade e ajuda a melhorar a linguagem.
A brincadeira é um instrumento de socialização por excelência. Através da brincadeira, as crianças descobrem a vida social dos adultos  e as regras que regem essas relações, identifican-se com a vida adulta.
A brincadeira favorece a superação do egocentrismo, pois fomenta a interação e a cooperação entre iguais. Através da brincadeira, as crianças educam  o autodomínio, a vontade, as atitudes e os valores, já que possibilita a assimilação de regras de conduta e fomenta o desenvolvimento da consciência pessoal, o que facilita a convivência no grupo.
Ludicidade e Psicomotricidade (Ulbra2008)


Quebra-cabeça


segunda-feira, 16 de novembro de 2009