quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cantando

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Uma data universal


              O Dia do Trabalho é uma data universal.
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.
Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.





Dia do Trabalhador

http://espacoeducar-liza.blogspot.com/

Ordenando


terça-feira, 27 de abril de 2010

Voltei para agradecer

Voltei para agradecer os recadinhos deixados pelas amigas,  palavras de carinho e amizade, é muito bom saber que existem pessoas como vocês minhas queridas.Bjs,bjs,bjsssssssss!Obs.: a seguidora voltou!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Estou Triste!

Hoje estou triste,ao abrir meu blog a primeira coisa que faço é ver o mural de recados para logo responder o carinho dos amigos, e a galeria de seguidores e qual foi a minha surpresa, uma das minhas seguidoras deixou de me seguir, fiquei preocupada,será que ela está chateada comigo por algum motivo ? será que fiz ou deixei de fazer alguma coisa?Se você que deixou de me seguir estiver lendo esta postagem peço-lhe desculpas se está chateada comigo por algum motivo, o qual não sei.
Obs.:se deixar de responder algum recadinho é por pura falta de tempo,mas desde já agradeço a compreensão e o carinho de todos.

domingo, 25 de abril de 2010

sexta-feira, 23 de abril de 2010

terça-feira, 20 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Jardim 2

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Picasa Aline Índios

Vamos brincar de índio?


A Anninha é d+!

A Anninha do blog http://anninhadoleonardo.blogspot.com/#
é D+ e o blog é show,obrigada amiga pela indicação.

sábado, 10 de abril de 2010

A Mordida na educação infantil

Nos primeiros anos de vida, o principal contato da criança com o mundo exterior, acontece na forma oral, no primeiro ano, o ato de sugar o seio que é fonte de alimento e prazer, é também uma forma de interagir com o mundo (choro/balbucio), mesmo após os primeiros aprendizados da língua oral, a criança continua usando a boca, como forma de explorar e descobrir o mundo. Este ato, se relaciona à fonte de libido, mas não está relacionada ao libido de forma erótica, mas sim como prazer e exploração do mundo, quando morde, a criança não busca provocar a dor intencionalmente, embora o ato de morder seja prazeroso, ela está apenas explorando o meio, seus limites e o outro. Sigmund Freud (1856-1939), diz que a criança experimenta o mundo (e o outro) através da forma oral, para ele, o prazer de morder está relacionado com o uso do instrumento que a criança melhor domina, a boca. Com isso, a boca vai ganhando novas funções, da nutrição, vem o choro, para expressar e conseguir mais rapidamente, a atenção que deseja, após os balbucios e as primeiras palavras, a mordida vem como uma forma rápida de manifestar o que deseja.
Não há educador que não tenha vivenciado esta fase, pois embora cause estranheza e medo aos pais e seja um estresse na rotina diária do professor, este comportamento não é anormal e encontra suas justificativas, dentro das características do desenvolvimento infantil.
Segundo D’Andrea, a fase oral é dividida em duas etapas, a de sucção e a de mordida.

QUANDO A MORDIDA É NORMAL E QUANDO DEIXA DE SER?
Henri Wallon (1879-1962), diz que a criança está testando os limites do próprio corpo, formando sua personalidade individual, quando morde, ela está elaborando seu “eu corporal”, ou seja, descobrindo onde acaba seu próprio corpo e onde começa o do outro.
Até os quatro anos, a mordida é considerada normal, como forma de expressar-se e até lidar com frustrações, crianças em adaptação na escola ou crianças ciumentas que recebem um coleguinha novo, podem morder para expressar sentimentos. A criança ainda não consegue verbalizar seus anseios como, “estou com ciúmes” ou “quero ir para casa”, pode fazer uso da mordida para expressar seus medos.
Crianças sensíveis a frustração, quando contrariadas por um colega, durante uma disputa por brinquedo ou a recusa do educador a permitir que faça algo, podem morder como forma de expressar raiva.
Após os 3 anos, quando a criança já é capaz de expressar oralmente o que sente e já entende com clareza que morder provoca dor e machuca, é preciso buscar uma ajuda especializada, como forma de controlar este comportamento, caso ele persista.
Ao identificar qual a razão que leva a criança a morder, cabe ao educador interferir, buscando sanar o problema, seja dando atenção e um colinho para quem mais precisa, seja negociando brinquedos e intermediando disputas.
E COMO AGIR?
Seja firme, diga que não foi legal, que o amigo agora está sofrendo e chorando, pois morder machuca. Não estenda o “sermão”, seja breve;
Leve a criança que mordeu, para prestar atendimento ao colega que foi vítima, durante este momento, chame a atenção para o fato do colega estar chateado e com dor;
Elogie bastante, a cada demonstração de carinho e verbalizações orais;
Converse com os pais, explique como aconteceu, fique mais atenta para que não se repita, mas não deixe de orientar que esta ação faz parte do desenvolvimento infantil;
Em alguns casos, pais de crianças que mordem, costumam brincar usando a boca e até dando pequenas mordiscadas na criança, explique que o filho pode estar repetindo o gesto, mas por não ter noção da sua força, acaba passando dos limites;
Não permita que a criança usufrua do brinquedo ou do colinho, que conquistou na base da mordida, estimule também, o pedido de desculpas;
fonte:site da revista crescer
 

Agradecendo o carinho da amiga Anninha


Recebi este selinho da amiga
Anninha do blog http://anninhadoleonardo.blogspot.com/#

sexta-feira, 9 de abril de 2010

                           NOVOS LEITORES
Faixa etária de cada leitor.
Educação Infantil Pré-leitor - a partir de 2 anos
O despertar do leitor

A criança - o leitor
O pensamento infantil é basicamente mágico: é a fase do faz-de-conta.
A criança ainda não faz distinção entre a realidade e os elementos de sua fantasia. A noção de tempo é o aqui e agora. A vida é o momento presente.
A percepção orienta o conhecimento: experimenta, toca, sente, prova,explorando o mundo à sua volta. As verdades e conceitos devem ser mostrados por meio da ação, dos gestos, dos exemplos.
É a fase de conquista da linguagem e do processo de leitura de imagens.
Gosta de ouvir histórias e acompanhar a leitura por meio das figuras. Ela é "ouvinte" e "leitura"de imagens.
Solicita a releitura das histórias preferidas.Comove-se com os fatos narrados e é capaz de reproduzi-los usando a dramatização.É capaz de contar histórias curtas, mesclando fantasia e realidade. Sua comunicação verbal está pleno desenvolvimento.
O vocabulário atinge aproximadamente 2 mil palavras, ao final dos 5 anos. Pais e professores no processo de "leitura de mundo".
fonte:literatura infantil Ed.FTD

sábado, 3 de abril de 2010

Feliz Páscoa Selinho

Agradecendo o carinho da amiga Olimpia http://tiapimpa.blogspot.com/

Desculpas

Gostaria de pedir desculpas aos amigos que me deixaram comentários e que eu não respondi, é que eu não sabia acessar, aprendi a pouco tempo e só agora vi os comentários antigos.
Agradeço de todo coração o carinho de cada um.
Feliz Páscoa!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Matemática Simples

Fonte:Tiras da net

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Feliz Páscoa!

Ganhei da minha amiga