sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O castelo amarelo

Preparação:a história é contada normalmente e alguns dos objetos que fazem parte da narrativa são de cor amarela.Quando eles forem mencionados,os ouvintes devem pronunciar a palavra amarelo bem alto.A entonação que se dará à palavra varia de acordo com o que ela representa,assim:
O castelo é amarelo - em tom de de início da narrativa,melodioso.
O vestido da menina é amarelo - em tom de alegria.
O sapato é amarelo - em tom de desgosto.
O pijama é amarelo - em tom sussurrado .
O cravo é amarelo -  citado sílaba por sílaba.
O rosto das pessoas fica amaréééééélo .
O fantasma é amarelo - em tom fantasmagórico.
(Em outras pausas a palavra AMARELO é citada normalmente)


DESENROLAR:conta-se a história.


Era uma vez um rei que vivia em um castelo AMARELO(melodioso),cercado por um jardim cheio de cravos A-MA-RE-LO.Esse rei tinha uma filha,que era muiti linda.A princesinha era boa,obediente e estudiosa.
Todos os dias ela acordava muito cedo,tirava o seu pijama AMARELO (sussurrando) e vestia o seu vestido AMARELO (alegria).Ela gostava muito do seu vestido AMARELO(alegria) porque achava que essa cor ficava bem em vestidos.Porém , dos seus sapatos AMARELOS (desgosto) ela não gostava , não achava que sapatos deviam ser AMARELOS.
Depois disso ela ia dar uma volta no jardim e gostava de colher um cravo A-MA-RE-LO.Esta era a vida da menininha:levantar , tirar o pijama AMARELO(sussurrando) , vestir o vestido AMARELO(alegria) , os sapatos AMARELOS(DESGOSTO)  e cheirar o cravo A-MA-RE-LO.
Uma noite a princesinha estava dormindo muito gostoso na sua cama AMARELA,com lençóis AMARELOS,no seu travesseiro AMARELO , com o cobertor AMARELO , e o seu pijama AMARELO(sussurrando) quando levou o maior susto,na porta de seu quarto havia um enorme e horrível fantasma AMARELO(fantasmagórico) . A menina imediatamente ficou com o rosto AMARELO de muito medo e ficou esperando que chegasse logo de manhã para contar para o seu pai.
No dia seguinte , o rei estava muito ocupado , trabalhando em seu escritório quando a menininha chegou correndo dizendo?^
_ Papai , esta ... noite...eu estava dormindo em minha cama AMARELA,com ...lençóis...AMARELOS,no ...meu...travesseiro... AMARELO, com... meu pijama AMARELO(sussurrando) quando eu vi...um terrível...fantasma AMARELO!
Quando o rei ouvir a sua filha contar o caso do tal fantasma,disse logo: _ Minha filha fantasma não existe e nunca existiu.É peraltice de copeiro que é um rapaz muito brincalhão, de noite ele se enrola em um lençol AMARELO e sai pelos corredores do castelo AMARELO(melodioso),que tem um jardim cheio de cravos A-MA-RE-LO para pregar sustos nos amigos.Mas eu vou acabar com essas brincadeiras de fantasma AMARELO (fantasmagórico).
Mandou chamar o chefe dos guardas que vestia uma linda farda AMARELA.
_ Pronto,Magestade`!Às ordens!
O rei disse:
_ Chefe dos guardas , alguma coisa está errada no castelo AMARELO(melodioso) envolto de jardins com cravos A-MA-RE-LOS . Essa noite minha filha foi dormir e tirou o seu vestido AMARELO (alegria) e o seu sapato AMARELO(desgosto), vestiu o seu pijama AMARELO(sussurrando) e deitou na sua cama de lençóis AMARELOS,com travessiro AMARELO e cobertor AMARELO,e dormiu quando de repente ouviu um barulho no corredor e acordou. Pois bem , na porta do quarto minha filha viu um fantasma AMARELO(fantasmagórico).
- Já sei , disse o chefe dos guardas , que vestia uma linda farda AMARELA . É o Sebastião , o copeiro.Certamente é brincadeira de Sebastião.Toda noite ela faz isso e sai pelos corredores do castelo AMARELO(melodioso), que tem em volta jardins cheios de  cravos A-MA-RE-LOS, a dar sustos em todo o mundo.
- Então, você tem que dar um jeito nisso!
- Deixe comigo , pois eu já sei o que vou fazer.
 O chefe dos guardas de farda AMARELA , preparou uma lata de tinta bem grande . Tinta azul bem forte . E ficou escondido no alto da escada atrás da porta.
Enquanto isso a princesinha se preparava para dormir.Tirou o vestido AMARELO(melodioso) e os sapatos AMARELOS (desgosto) vestiu o pijama AMARELO (sussurrando) e se deitou na cama de lençóis AMARELOS, morrendo de medo que o fantasma AMARELO(fantasmagórico) aparecesse.
De repente na escada começou-se a ouvir um hhap,chap...Quem seria?
O fantasma AMARELO(fantasmagórico).
Era Sebastião , o copeiro peralta , que gostava de se enrolar em um lençol AMARELO e fingir que era um fantasma AMARELO (fantasmagórico).Quando o Sebastião estava bem no meio da escada , o chefe dos guardas tomou a lata de tinta azul e zás - despejou a tinta azul em cima do fantasma que ficou...
Que ficou...


Neste momento as crianças poderão ficar em dúvida se dizem amarelo ou mesmo azul, mas o correto é VERDE , que é a mistura de amarelo com azul.


O que podemos trabalhar com essa história?
- O desenvolvimento linguítico , corpóreo - cinestésico , práticas sociais , entre outras questões .Outra dica é ir trocando de cores : ora amarelo , ora vermelho , ora azul  e asim por diante.


Atividade adaptada por Vania Dohme a partir do conto O castelo amarelo, publicado no livro A arte de ler e contar histórias , de Malba Tahan .A atividade encontra-se disponível no site : www.editorainformal.com.br/atividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário