terça-feira, 17 de novembro de 2009

Contribuição da atividade lúdica(brincadeira e jogos) para o desenvolvimento
É Através da brincadeira que a criança amadurece o sistema nervoso, educa os sentidos,desenvolve as habilidades motoras (controle e consciência corporal, locomoção, manipulação, habilidades básicas, genéticas etc.)as capacidades físicas básicas (força, resistência, velocidade e amplitude de movimento) e ainda possibilita à criança coordenar o corpo, permitindo um melhor desenvolvimento no meio.
Em relação ao desenvolvimento intelectual , observa-se que a brincadeira posibilita à criança vivenciar novas experiências, estimulando, entre outras, habilidades como a capacidade de questionar e experimentar e o desenvolvimento da capacidade do pensamento. A brincadeira também oferece a oportunidade de resolver problemas, ajudando na elaboração e no desenvolvimento das estruturas mentais(memória, atençaõ etc.). Favorece, ainda a distinção entre fantasia e realidade e ajuda a melhorar a linguagem.
A brincadeira é um instrumento de socialização por excelência. Através da brincadeira, as crianças descobrem a vida social dos adultos  e as regras que regem essas relações, identifican-se com a vida adulta.
A brincadeira favorece a superação do egocentrismo, pois fomenta a interação e a cooperação entre iguais. Através da brincadeira, as crianças educam  o autodomínio, a vontade, as atitudes e os valores, já que possibilita a assimilação de regras de conduta e fomenta o desenvolvimento da consciência pessoal, o que facilita a convivência no grupo.
Ludicidade e Psicomotricidade (Ulbra2008)

Um comentário:

  1. OLÁ , ESTOU PASSANDO PARA AGRADECER A VISITINHA E TB FAZER PARTE DESSE SEU CANTINHO.
    BJUS

    ResponderExcluir