sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O que é alfabetizar?                                                                                          Ao professor dos anos iniciais cabe a mais árdua das tarefas; alfabetizar o falante nativo. E essa afirmação é totalmente verdadeira se pararmos para pensar que uma criança mal alfabetizada é a mesma que no futuro não conseguirá ler e escrever com fluência, acarretando, dessa forma, prejuízos para o resto de sua vida.
Geralmente, quando nos perguntamos o que é alfabetizar e o que é ser alfabetizado, tendemos a responder que é ensinar ler e escrever. No entanto, esse conceito é muito mais amplo e complexo do que realmente temos no senso comum.
O ato de alfabetizar surgiu com a escrita, pois era preciso passar esse sistema para outras gerações, caso contrário a escrita dos povos acabaria. Ler e escrever são capacidades que possibilitam às línguas e a cultura de um povo permanecerem vivas. Só podemos usar o português porque sabemos escrever e ler, assim como só sei tudo que aconteceu no Brasil - desde o descobrimento- e no mundo porque sei ler.
Muitas línguas de tribo indígenas, por não terem registro escrito, morrem junto de seus falantes, pois não há um estudo de seu sistema linguístico e, consequentemente, não há como ensinar a futuras gerações.
Um adulto que não sabe ler e escrever direito,não cumpre seu papel na sociedade, pois se perde na alienação do não fazer.
  Desenvolvimento da Linguagem Humana(Ulbra 2008)


Nenhum comentário:

Postar um comentário