sábado, 5 de dezembro de 2009

Conhecendo Pedagogia
Tradicional : O professor é a figura central e o responsável pela trasmissão do conteúdo. O aluno deve absorver o conhecimento fornecido e, nas avaliações, demonstrar a quantidade de informação adquirida. As escolas tradicionais também são conhecidas por preparar os estudantes desde cedo para o vestibular.
Comportamentalista : Busca, por meio de técnicas e materiais programados e controlados, ensinar comportamentos segundo necessidades sociais predeterminadas.O professor controla o tempo e as respostas dos alunos em cada tarefa, recompensando-os quando os objetivos são alcançados.
Construtivista : Acredita que as crianças devem aprender espontaneamente ; o saber não é transmitido do docente ao aluno, que é o responsável pale construção do conhecimento. A disciplina não é cobrada com rigidez e o objetivo é formar seres críticos com autonomia e capacidade de aprenderem sozinhos.
Freiriana : Enfoca a alfabetização e leva em conta os aspectos culturais, sociais e humanos do aluno, de acordo com pedagogia baseada nas ideias de Paulo Freire. Buscar ouvir e entender a criança para ajudá-la a construir confiança de forma que, assim, ela possa entender o mundo por meio do conhecimento.
Montessoriana : Propõe que a criança seja incentivada a desenvolver senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado. Parte do princípio da experiência concreta e observação para a assimilação de conceitos. Na sala de aula, a atenção do aluno é desviada do professor para as tarefas, já que o educador trabalha como um guia e estimula a autocorreção.
Fonte:Revista da Folha-Outubro/2009

Um comentário: