terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Educação no Egito
Os registros históricos significativos mais remotos acerca da educação são da civilização egípcia, por volta de 2200 a.C.Esses registros consistem em ensinamentos que nos trazem uma ideia geral de como se davam as relações de instrução naquele período e espaço histórico. É importante saber que o Estado controlava a economia em quase todas as escalas e tinha como propriedade todos os templos, minas, pedreiras e obras públicas.O sustento do Faraó e de sua corte era o objetivo central da organização estatal no Egito.
A civilização egípcia era muito desenvolvida no que se refere ás ciências em geral. A matemática, a astronomia e a medicina eram expoentes dessa cultura, porém todo esse avanço era explicado pela religião e a magia, além d ser monopolizado pelos pequenos grupos da elite política e religiosa.
Aeducação no Egito era dirigida à classe dominante; os mestres ou escribas ensinavam aos filhos dos dirigentes e escolhidos as artes da política e da administração pública. A capacidade da fala, ou seja, a oratória, era um valor central naquela educação, pois o bom dirigente deveria ser capaz de se comunicar com facilidade sem o uso da escrita.A transmissão de ensinamentos de geração para geração era rigorosamente respeitada, e a autoridade dos adultos era característica marcante no Egito. Em seus aspectos metodológicos, a educação era embasada na repetição de normas morais, e os alunos recitavam juntos os textos trabalhados.                                                  fonte:História da Educação (Ulbra2008)


Nenhum comentário:

Postar um comentário