sábado, 31 de outubro de 2009

Características das crianças da fase evolutiva 4 a 7 anos

A criança nesse momento vivencia experiências mágicas de descobertas, sendo que cada momento é importante para a construção do conhecimento e autoconhecimento de maneira lúdica e criativa. As relações intersubjetivas desafiam seu processo de edificação de identidade que aos poucos vai criando formas de diálogo e interpretação. A relação entre pensamento e criação se dá por meio da imaginação e da fantasia, estabelecidas a partir das vivências do cotidiano. portanto, é fundamental o desenvolvimento do processo criativo, espaço de expressão nas mais diversas formas e linguagens, dando à criança o tempo necessário para crescer conforme sua percepção de mundo vivido.
                                         
                                            Arte e Educação(Ulbra 2008)



sexta-feira, 30 de outubro de 2009

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Maternal mat


Alafabetização


Crianças de 0 a 4 anos


Necessidades de Crianças
Desde o momento em que começa a se relacionar, primeiro com os pais, depois com outros membros da família e, em seguida, com a comunidade, a criança até os 4 anos, entre outras coisas, precisa muito:
. sentir-se desejada, amada e necessária
. receber cuidados, proteção e segurança
. ser apreciada, aceita e fazer parte do grupo
. ter oportunidade de explorar, brincar e aprender a cuidar de si mesma(vestir-se e usar o banheiro,entre os 2-3 anos)
. repousar durante o dia
Arte e Educação (Ulbra 2008)

Tim do le lê


terça-feira, 27 de outubro de 2009





Linguagem Oral II

A linguagem oral é uma realidade no cotidiano e na prática das instituições de educação infantil à medida que as pessoas falam e se comunicam entre si, expressando desejos, vontades, idéias , etc, em todos os momentos e lugares que frequentam.
Considerando-se a entrada bastante precoce das crianças nas instituições de educação infantil,especialmente nas escolas de Educação Infantil,cabe a essas instituições, muitas vezes, contribuir de forma sistemática para que a criança aprenda a falar.Da mesma forma, cabe também, desenvolver orientações para ampliar o universo discursivo infantil, até que as crianças atinjam o final da pré-escola.

Método Dinâmico de Ensino (Rose Elaine Machado)Editora Rideel


Tim do le lê



Alfabeto Ilustrado


segunda-feira, 26 de outubro de 2009


Linguagem Oral                                                                                  As atividades verbais são importantes para conduzir a crianças a expressar-se com desibinição , esponteineidade e se fazer entender. Através do treino de Linguagem oral que o aluno adquiri o hábito de ouvir de falar e organizar seu pensamento lógico.                              A professora deve criar várias oportunidades para que o aluno desenvolva e enriqueça seu vocabulário , entrando em contato com palavras novas , pronunciando-as corretamente e conhecendo seu significado.                                                                                            A Linguagem oral poderá ser trabalhada através de conversas informais , conversas dirigidas , produção de histórias, hora da novidade, jornal falado, comentários de histórias, dramatização.
Método Dinâmico de Ensino( Rose Elaine Machado) - Editora Rideel

sábado, 24 de outubro de 2009

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O castelo amarelo

Preparação:a história é contada normalmente e alguns dos objetos que fazem parte da narrativa são de cor amarela.Quando eles forem mencionados,os ouvintes devem pronunciar a palavra amarelo bem alto.A entonação que se dará à palavra varia de acordo com o que ela representa,assim:
O castelo é amarelo - em tom de de início da narrativa,melodioso.
O vestido da menina é amarelo - em tom de alegria.
O sapato é amarelo - em tom de desgosto.
O pijama é amarelo - em tom sussurrado .
O cravo é amarelo -  citado sílaba por sílaba.
O rosto das pessoas fica amaréééééélo .
O fantasma é amarelo - em tom fantasmagórico.
(Em outras pausas a palavra AMARELO é citada normalmente)


DESENROLAR:conta-se a história.


Era uma vez um rei que vivia em um castelo AMARELO(melodioso),cercado por um jardim cheio de cravos A-MA-RE-LO.Esse rei tinha uma filha,que era muiti linda.A princesinha era boa,obediente e estudiosa.
Todos os dias ela acordava muito cedo,tirava o seu pijama AMARELO (sussurrando) e vestia o seu vestido AMARELO (alegria).Ela gostava muito do seu vestido AMARELO(alegria) porque achava que essa cor ficava bem em vestidos.Porém , dos seus sapatos AMARELOS (desgosto) ela não gostava , não achava que sapatos deviam ser AMARELOS.
Depois disso ela ia dar uma volta no jardim e gostava de colher um cravo A-MA-RE-LO.Esta era a vida da menininha:levantar , tirar o pijama AMARELO(sussurrando) , vestir o vestido AMARELO(alegria) , os sapatos AMARELOS(DESGOSTO)  e cheirar o cravo A-MA-RE-LO.
Uma noite a princesinha estava dormindo muito gostoso na sua cama AMARELA,com lençóis AMARELOS,no seu travesseiro AMARELO , com o cobertor AMARELO , e o seu pijama AMARELO(sussurrando) quando levou o maior susto,na porta de seu quarto havia um enorme e horrível fantasma AMARELO(fantasmagórico) . A menina imediatamente ficou com o rosto AMARELO de muito medo e ficou esperando que chegasse logo de manhã para contar para o seu pai.
No dia seguinte , o rei estava muito ocupado , trabalhando em seu escritório quando a menininha chegou correndo dizendo?^
_ Papai , esta ... noite...eu estava dormindo em minha cama AMARELA,com ...lençóis...AMARELOS,no ...meu...travesseiro... AMARELO, com... meu pijama AMARELO(sussurrando) quando eu vi...um terrível...fantasma AMARELO!
Quando o rei ouvir a sua filha contar o caso do tal fantasma,disse logo: _ Minha filha fantasma não existe e nunca existiu.É peraltice de copeiro que é um rapaz muito brincalhão, de noite ele se enrola em um lençol AMARELO e sai pelos corredores do castelo AMARELO(melodioso),que tem um jardim cheio de cravos A-MA-RE-LO para pregar sustos nos amigos.Mas eu vou acabar com essas brincadeiras de fantasma AMARELO (fantasmagórico).
Mandou chamar o chefe dos guardas que vestia uma linda farda AMARELA.
_ Pronto,Magestade`!Às ordens!
O rei disse:
_ Chefe dos guardas , alguma coisa está errada no castelo AMARELO(melodioso) envolto de jardins com cravos A-MA-RE-LOS . Essa noite minha filha foi dormir e tirou o seu vestido AMARELO (alegria) e o seu sapato AMARELO(desgosto), vestiu o seu pijama AMARELO(sussurrando) e deitou na sua cama de lençóis AMARELOS,com travessiro AMARELO e cobertor AMARELO,e dormiu quando de repente ouviu um barulho no corredor e acordou. Pois bem , na porta do quarto minha filha viu um fantasma AMARELO(fantasmagórico).
- Já sei , disse o chefe dos guardas , que vestia uma linda farda AMARELA . É o Sebastião , o copeiro.Certamente é brincadeira de Sebastião.Toda noite ela faz isso e sai pelos corredores do castelo AMARELO(melodioso), que tem em volta jardins cheios de  cravos A-MA-RE-LOS, a dar sustos em todo o mundo.
- Então, você tem que dar um jeito nisso!
- Deixe comigo , pois eu já sei o que vou fazer.
 O chefe dos guardas de farda AMARELA , preparou uma lata de tinta bem grande . Tinta azul bem forte . E ficou escondido no alto da escada atrás da porta.
Enquanto isso a princesinha se preparava para dormir.Tirou o vestido AMARELO(melodioso) e os sapatos AMARELOS (desgosto) vestiu o pijama AMARELO (sussurrando) e se deitou na cama de lençóis AMARELOS, morrendo de medo que o fantasma AMARELO(fantasmagórico) aparecesse.
De repente na escada começou-se a ouvir um hhap,chap...Quem seria?
O fantasma AMARELO(fantasmagórico).
Era Sebastião , o copeiro peralta , que gostava de se enrolar em um lençol AMARELO e fingir que era um fantasma AMARELO (fantasmagórico).Quando o Sebastião estava bem no meio da escada , o chefe dos guardas tomou a lata de tinta azul e zás - despejou a tinta azul em cima do fantasma que ficou...
Que ficou...


Neste momento as crianças poderão ficar em dúvida se dizem amarelo ou mesmo azul, mas o correto é VERDE , que é a mistura de amarelo com azul.


O que podemos trabalhar com essa história?
- O desenvolvimento linguítico , corpóreo - cinestésico , práticas sociais , entre outras questões .Outra dica é ir trocando de cores : ora amarelo , ora vermelho , ora azul  e asim por diante.


Atividade adaptada por Vania Dohme a partir do conto O castelo amarelo, publicado no livro A arte de ler e contar histórias , de Malba Tahan .A atividade encontra-se disponível no site : www.editorainformal.com.br/atividades

Maternal 3


Maternal2


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O jogo e suas aplicações

O jogo para a criança é o exercício,é a preparação para a vida adulta.A criança aprende brincando,é o exercício que a faz desenvolver suas potenciabilidades.
Os educadores se ocuparam durante muitos anos com os métodos de ensino,e só hoje a preocupação está sendo descobrir como a criança aprende.As mais variadas metodologias podem ser ineficazes se não forem adequadas ao modo de aprender da criança.
A criança sempre brincou.Independentemente de épocas ou de estruturas de civilização,é uma característica universal;portanto , se a criança brincando aprende,por que então não ensinarmos da maneira que ela aprende melhor, de uma forma prazerosa para ela e , portanto,eficiente?
Já são conhecidos muitos benefícios de certos jogos . Porém,é importante que o educador,ao utilizar um jogo , tenha definidos objetivos a alcançar e saiba escolher o jogo adequado ao momento educativo.Enquanto a criança está simplesmente brincando , incorpora valores, conceitos e conteúdos.
                                 Maria da Glória Lopes (Jogos na Educação - criar,fazer e jogar)Ed.Cortez.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mensagem

                 Mensagem
Na atividade da vida , o que importa não são o valor e a perfeição material das obras , mas a grandeza do amor com que as realizamos.
                                                                     Frei Anselmo