sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Matemática:Grandezas e Medidas - 4º e 5º anos                                 
Passa, tempo - Calcular a duração de eventos cotidianos é uma das habilidades essenciais que a garotada precisa dominar.
Hora para chegar "a escola, brincar com os amigos, fazer a tarefa de casa, jantar...Mais que um fato presente na vida das crianças, o tempo é um tma que precisa ser trabalhado em sala de aula. Elas precisam compreendê-lo como uma grandeza que pode ser medida e mais: têm de aprender a determinar a duração de um evento tomando como base o início e o fim e a lidar com questões que envolvam horários inexatos, como 8h35 e 13h52.Mesmo sendo cobrado na Prova Brasil aplicada a turmas do 5ºano, esse é um ponto deixado de lado por muitos educadores."Costuma-se dar mais ênfase às questões que envolvem cálculos com metros e quilos", explica Cleusa Capelossi, formadora de professores.
Cálculos de horas é diferentes do usado no sistema decimal
Para calcular quanto dura um programa, como um jogo de futebol, os estudantes precisam compreenser que o cálculo de horas, minutos e segundos tem características próprias. A base é 60, difrente do sistema decimal, usado com mais frequência. A metade de 1 hora é 30 minutos e para contá-los há intervalos: de 1 em 1 ou 5 em 5.
Também é preciso levar a garotada a pensar que somar ou subtrair requer estratégias específicas. Se um evento começa às 14 horas e 45 minutos e dura 2 horas e 50 minuto, ele acaba às 17 horas e 35 minutos e não às 16 horas e 95 minutos, como a soma tradicional indicaria .
Marion Frank (Nova Escola - Nov/2009)Mais no site - Dois problemas ilustrados com possíveis soluções.WWW.NE.ORG.BR

2 comentários:

  1. Adorei seu blog,parabéns!!!
    Obrigada por seguir Louvor a Deus.
    Paz e graça com o Senhor abundantemente!!!
    Beijos no coração.
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Passando para deixar meu carinho e lhe desejar um belo dia e um excelente fim de semana...
    No meu post de hj tem um selinho muito lindinho espero que goste!

    Beijoss fica com Deus!

    ResponderExcluir