segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Abordagem do processo de ensino-aprendizagem: perspectiva de Mizukami.
Abordagem Cognitivista
A aprendizagem se dá no exercício operacional da inteligência na ABORDAGEM COGNITIVISTA e só se realiza realmente quando o aluno elabora seu conhecimento. A inteligência,aqui, é o instrumento da aprendizagem mais necessário e o conhecimento humano é essencialmente ativo.Dessa forma, o processo educacional tem um papel importante ao provocar situações que sejam desequilibradoras para o aluno, as quais devem ser adequadas ao nível de desenvolvimento cognitivo em que ele se encontra.O objetivo da educação não consiste na transmissão de conhecimentos, nas informações, nas demonstrações e nos modelos etc...mas, sim no que o aluno aprende por si próprio, com a intervenção do professor. O ensino deve ser baseado no ensino e no erro, na pesquisa, na investigação e na solução de problemas por parte do aluno e não em aprendizagem de fórmulas, de nomenclaturas, definições etc. Assim, a questão fundamental do ensino reside nos processos e não em produtos de prendizagem. O ensino tem como enfoque a organização dos dados da experiência, de forma a promover um nível desejado de aprendizagem. Nessa abordagem, é dada a ênfase ao trabalho em grupo. Para além de possibilitar a socialização dos alunos, ele é decisivo no desenvolvimento intelectual dos mesmos. Os menbros do grupo funcionam como uma forma de controle lógico do pensamento individual, e isso é importante para o desenvolvimento mental individual, para a aquisição da autonomia e para a superação do egocentrismo natural do comportamento humano.

Didática: Organização do Trabalho Pegagógico - (Ulbra 2008) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário