segunda-feira, 28 de dezembro de 2009


 Jogo do Pratinho                                                
Objetivo:Introduzir  e aprofundar conceitos que se iniciam com contagem de rtina e evoluem para operações da soma e subtração. 
Material:Um dado, cinco pratinhos de papelão - um maior e quatro menores - e de 20 a 30 tampinhas de garrafas (grupo de quatro alunos).
Regra:Cada integrante do grupo fica com umpratinho vazio. No centro é colocado o prato maior com as tampinhas. A criança lança o dado.O número que sai corresponde à quantidade de tampinhas que ela deve pegar e levar para seu prato do centro terminarem. Ganha aquele que arrecadar maior quantidade de tampinhas.
Registro:O registro das quantidades arrecadadas pelos alunos a cada rodada pode ser feito por meio de desenho ou por algarismos. Ao final do jogo, o professor pode solicitar aos alunos que somem as quantidades obtidas em cada rodada.
Deve-se explorar o registro por meio de questionamento como:Qual a maior quantidade de pontos encontrada no dado? E a menor? Se você jogou o dado e fez três pontos, quantos faltam para atingir a maior  quantidade encontrada no dado?
Adaptado de JOGO, 2004



Nenhum comentário:

Postar um comentário