domingo, 10 de janeiro de 2010

Meu,seu ou nosso?                                     
Para que os pequenos aprendam a conviver socialmente, é fundamental ajudá-los a desenvolver a noção do que é pessoal e coletivo.
Quando as crianças começam a frequentar a educação infantil, saem de um universo em que toda a atenção da família é dedicada a elas e passam a ter de dividir o cuidado dos adultos e os objetos a sua volta com vários colegas. Esse é um momento importante a ser explorado, pois é quando se iniciam a formação da identidade e o saber do que é de posse pessoal e coletiva. "Até então, elas não se veem como alguém que existe por si só,"explica Karina Rizek, coordenadora de projetos da Escola de Educadores, em São Paulo, e selecionadora do prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
Para fazer com que a turma desenvolva os conceitos de identidade e de socialização, é preciso estabelecer algumas atividades rotineiras, como trabalhar co fotografias das crianças. Uma boa forma de usá-las é montar um cartaz com elas, acompanhadas do nome de cada um.Aliás, para trabalhar com crianças dessa idade, usar esse tipo de imagem pode ser útil para que elas diferenciem o que lhes pertence do que é propriedade de todos.O armário onde as mochilas e os materias são guardados, por exemplo, deve ser organizado de tal modo que cada uma tenha seu espaço identificado com sua foto.
Intervenções ajudam a aprender como compartilhar o material
Os pequenos precisam entender também que tintas e papel, entre outras coisas, devem ser socializadas. Guardar tudo isso em caixas coltivas é uma boa saída. É fundamental intervir para que todos aprendam a compartilhar esses objetos. As regras a esse respeito devem ser validadas sempre. Nesse processo,muitos vão chorar e brigar com os colegas. É seu papel mostrar que o comportamento não é adequado e fazer com que os envolvidos participem da resolução."Isso é de todo mundo. Que tal você ficar com uma folha e dar outra ao seu colega?" O dia do brinquedo na escola é outro momento rico para explorar a noção do que é individual. "As famílias devem ser orientadas a deixar os filhos levarem somente o que se pode ser usado por todos", recomenda Karina. Com essas atitudes, você vai ajudar os pequenos a compreender como agir para viver (bem) em sociedade.
Anderson Moço - Revista Nova Escola - Nov/2009



Um comentário:

  1. OIE, vim aqui te avisar que tem selo pra ti postar aqui na sala OFEREÇO: "seu blog abalou meu coração". Agradeço a troca de experiências em 2009. abraços

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