sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O que é alfabetizar?                                                                                          Ao professor dos anos iniciais cabe a mais árdua das tarefas; alfabetizar o falante nativo. E essa afirmação é totalmente verdadeira se pararmos para pensar que uma criança mal alfabetizada é a mesma que no futuro não conseguirá ler e escrever com fluência, acarretando, dessa forma, prejuízos para o resto de sua vida.
Geralmente, quando nos perguntamos o que é alfabetizar e o que é ser alfabetizado, tendemos a responder que é ensinar ler e escrever. No entanto, esse conceito é muito mais amplo e complexo do que realmente temos no senso comum.
O ato de alfabetizar surgiu com a escrita, pois era preciso passar esse sistema para outras gerações, caso contrário a escrita dos povos acabaria. Ler e escrever são capacidades que possibilitam às línguas e a cultura de um povo permanecerem vivas. Só podemos usar o português porque sabemos escrever e ler, assim como só sei tudo que aconteceu no Brasil - desde o descobrimento- e no mundo porque sei ler.
Muitas línguas de tribo indígenas, por não terem registro escrito, morrem junto de seus falantes, pois não há um estudo de seu sistema linguístico e, consequentemente, não há como ensinar a futuras gerações.
Um adulto que não sabe ler e escrever direito,não cumpre seu papel na sociedade, pois se perde na alienação do não fazer.
  Desenvolvimento da Linguagem Humana(Ulbra 2008)


quarta-feira, 11 de novembro de 2009


Distúrbios Emocionais e Elevações de Stress em Crianças

Existem uma variedade de distúrbios emocionais na criança. Alguns, no entanto - tais como a depressão, o déficit de atenção, a hiperatividade e os distúrbios de ansiedade(como obsessão ou compulsão, medo excessivo e até fobias) - , têm-se mostrado mais comuns.Muitas vezes, os adultos chegam a perceber "algo estranho"na criança, mas têm uma tendência a pensar que "tudo isso é da idade e passa com o tempo"Com certeza , isso é verdade em alguns casos, mas nem sempre é o caso, e a criança que não tem um tratamento adequado para um distúrbio emocional pode ter uma série de compromentimentos para sua vida presente e futura.
Lúcia E. Novais Malagris/Maria Alice de Castro( CRIANÇAS ESTRESSADAS )Editora Papirus

terça-feira, 10 de novembro de 2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

domingo, 8 de novembro de 2009

Crianças Estressadas II                                                                     Consequências psicológicas                                                                                        Problemas escolares surgem com frequência em decorrência da dificuldade de concentração e de desenvolver o pensamento abstrato. Além disso, existe uma tendência da criança estressada a mostrar-se agressiva, desobediente, apática e desinteressada. Como o stress afeta de modo dramático a habilidade de organização, os cadernos e materiais escolares em geral tornar-se muito desorganizados, o que dificulta mais ainda o estudo.
Gagueira e tiques nervosos podem também ser desenvolvidos durante períodos difíceis para a criança . Agressividade, irritabilidade, medos exagerados, depressão, ansiedade surgem também com bastante frequência. Na adolescência, o abuso de drogas, os comportamentos de risco, a depressão e o cinismo podem surgir como consequência de um stress muito grande. Com tantas dificuldades que surgem como resultado do stress infantil excessivo, não é de surpreender que o stress cause problemas interpessoais. Quando a impaciência, a irritabilidade, a hostilidade, o desânimo e a apatia ocorre, como se pode esperar que a criança se relacione bem com amigos, irmãos, pais e professores?
Nós professores  temos uma grande parcela de contribuição para ajudarmos nossos pequenos .Mãos à obra !
Crianças Estressadas (causas, sintomas e soluções)Marilda E. Novaes Lipp(org)Ed.Papirus

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Descubra o segredo


Vamos treinar II


Vamos treinar


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Crianças Estressadas

Dificuldades na escola, dor de estômago, choramingo, birras, irritabilidade, dificuldade para dormir, desobediência, hiperatividade...Tudo isso pode ser sinal de stress na criança .  Houve uma época em que se pensava que criança não tinha stress.Hoje está comprovado que esse mal afeta um grande número de crianças e que o diagnóstico imediato é um importante instrumento para a superação do problema. A criança estressada que não aprende a lidar com a tensão poderá tornar-se um adulto estressado.Mais do que remédios e carinho, o tratamento de estress infantil requer pesquisa sobre suas causas e que sejam ensinadas à criança estratégias de enfrentamento.
Algumas causas do stress infantil fazem parte do mundo da criança:pais e professores estressados, escolas despreparadas para atender a suas necessidades, atividades em excesso, doença, morte na família, dentre muitas outras que o livro revela. Há também causas internas, relacionadas ao modo de ser de cada criança, que contribuem para o stress: timidez, ansiedade, sentir-se diferente, ser mais sensível ou emocionalmente vulnerável.
A noção de vulnerabilidade explica por que crianças reagem diferentemente aos eventos da vida. algumas florescem com as adversidades, outras sucumbem às mesmas situações .O que faz a diferença ? A questão é respondida neste livro por alguns dos maiores especialistas em stress infantil do momento. Se você lida com crianças - como pai, mãe, parente, professor, médico, psicólogo, pedagogo -, este livro o ajudará a entender o stress infantil e a contribuir para reduzir a tensão e tornar as crianças brasileiras mais sadias e felizes.

Crianças Estressadas (causas, sintomas e soluções)MARILDA E. NOVAES LIPP(org)Ed Papirus


Conhecendo a turminha II


Conhecendo a turminha


Minha Origem


Minha História


Trabalhando com nomes


Trabalhando a identidade


domingo, 1 de novembro de 2009

Objetivos Específicos da Educação Infantil

                          Criar condições para o aluno:


Adquirir padrões de comportamento, que o ajuste à sociedade em que vive;
Adquirir comportamentos necessários, para atuar em grupo;
Utilizar a linguagem como meio de comunicação e integração social;
Identificar a Escola e a casa, suas dependências e diferentes funções;
Identificar os membros da escola e da família, bem como os seus papéis;
Estabelecer relações entre a Escola, a Família e os serviços da comunidades;
Explorar os elementos (animais,vegetais e minerais) e os fenômenos do meio físico;
Agir sobre o meio, conhecendo-o;
Estruturar progressivamente as experiências adquiridas;
Expressar seu conhecimento;
Sentir-se aceito e compreendida tal como ela é;
Tornar-se mais confiante em si mesmo, aprendendo a se conduzir;
Formar hábitos sadios, quanto a manutenção da saúde;
Desenvolver a coordenação dos movimentos, agilidade, destreza, resistência física e flexibilidade.

                       Método Dinâmico de Ensino (Rose Elaine Machado) Editora Rideel

                                      

Conhecimento de Mundo


Natureza e Sociedade


sábado, 31 de outubro de 2009

Características das crianças da fase evolutiva 4 a 7 anos

A criança nesse momento vivencia experiências mágicas de descobertas, sendo que cada momento é importante para a construção do conhecimento e autoconhecimento de maneira lúdica e criativa. As relações intersubjetivas desafiam seu processo de edificação de identidade que aos poucos vai criando formas de diálogo e interpretação. A relação entre pensamento e criação se dá por meio da imaginação e da fantasia, estabelecidas a partir das vivências do cotidiano. portanto, é fundamental o desenvolvimento do processo criativo, espaço de expressão nas mais diversas formas e linguagens, dando à criança o tempo necessário para crescer conforme sua percepção de mundo vivido.
                                         
                                            Arte e Educação(Ulbra 2008)